terça-feira, 13 de abril de 2010

Conhece a Estância Mimosa Ecoturismo?

ESTÂNCIA MIMOSA: UMA DELICIOSA E INESQUECÍVEL AVENTURA DE ECOTURISMO - RESPEITO AO MEIO AMBIENTE, INTERAÇÃO COM A NATUREZA E CULTURA REGIONAL.

Passeios oferecidos:

Trilha com cachoeiras

Observação de aves

Passeio a cavalo

Localizado na cidade de Bonito-MS, a Estância Mimosa é uma fazenda que concilia criação de gado – a mais tradicional atividade econômica da região com ecoturismo. Nossa proposta é mostrar aos visitantes não apenas as belezas naturais da região, como também um pouco da peculiar cultura sul-matogrossense.

-Acesso ao passeio Estância Mimosa: Rod. MS 178, km 18, s/nº - Zona Rural. Bonito, MS – Brasil.

-Distância de Bonito: 26 km.

-Tempo de viagem de Bonito para o passeio (com margem de segurança): 40 minutos.

HISTÓRICO DO PASSEIO:

A Estância Mimosa era utilizada apenas como fazenda de criação de gado até abril de 1998, data da aquisição pelo atual proprietário que tinha como principal objetivo desenvolver a atividade turística. A partir de então começou a ser organizada a estrutura para receber visitantes e a implantação do roteiro de visitação, cuja primeira fase foi concluída em junho de 1999. Nesta época, o passeio foi aberto em caráter pré-operacional, e somente a partir de março de 2000, com uma série de melhorias na estrutura física e no quadro de funcionários, teve início à segunda fase da operação. Foram dois anos de preparativos para a abertura do passeio.

Atualmente, a Estância Mimosa possui 11 funcionários que se dedicam a propiciar aos visitantes uma experiência agradável e diferenciada.

Nossas ações estão sempre embasadas em três pilares fundamentais: qualidade de serviços prestados, segurança para os visitantes e conservação ambiental. Estamos em constante busca por um equilíbrio entre estes fatores.

O MEIO AMBIENTE EM PRIMEIRO LUGAR:

A ESTÂNCIA MIMOSA procura operar de maneira exemplar dentro dos conceitos de ecoturismo e desenvolvimento sustentável, através de diretrizes e ações como:

Práticas de atividades de baixo impacto ambiental;

Uso do ecoturismo como ferramenta para educação ambiental;

Monitoramento ambiental das áreas de uso turístico

Valorização da cultura regional;

Proibição de caça, pesca, extração de madeira e da criação de animais domésticos prejudiciais à fauna nativa;

Utilização de madeiras de origem controlada ou reaproveitadas;

Desenvolvimento de programas de reflorestamento;

Apoio a projetos de pesquisa científica e educação ambiental;

Ações ambientais visando à recuperação da qualidade das águas do Rio Mimoso;

Emprego de guias de turismo capacitados e cursos de reciclagem periódicos.

FAUNA E FLORA:

A Estância Mimosa faz parte da Serra da Bodoquena que está situada no bioma Cerrado, o segundo maior bioma brasileiro, cobrindo cerca de 25 % do território do país. Atualmente, mais de 80 % deste bioma encontra-se degradado pelo homem, ressaltando a importância da sua conservação.

Na Estância Mimosa, em termos de flora, encontram-se árvores como os ipês (roxos, amarelos ou brancos), aroeiras, perobas, angicos, manduvis, chimbuvas, figueiras e diversos tipos de palmeiras. Também são encontrados animais de espécies ameaçadas de extinção, como o lobo-guará, o tamanduá-bandeira e as onças. Destacam-se também lobinhos, macacos-prego e bugios, quatis, capivaras, antas, veados, cutias, ariranhas e muitos outros. Os répteis são representados principalmente pelos famosos jacarés, alguns lagartos e serpentes. Já foram catalogadas mais de 230 espécies de aves na área, como a ema, o mutum-de-penacho, o udu ou juruva, o surucuá, o tucano, diversas espécies de pica-paus, beija-flores, garças, corujas, gaviões e falcões.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

É interessante ressaltar que a fazenda, cuja área totaliza 402 hectares, situa-se em uma região de relevo bastante acidentado, o que a torna pouco propícia para formação de pastagens. Boa parte da propriedade fica em áreas de preservação permanente (morros e matas ciliares), desta forma, suas características ambientais foram bastante conservadas ao longo dos anos, o que confirma sua vocação como uma região para uso ecoturístico, em detrimento da pecuária tradicional.

A Estância Mimosa adota diretrizes em busca da sustentabilidade da sua operação ecoturística e da região (veja mais no item Nossa Missão e Nossas Diretrizes de Sustentabildiade).

Mais informações no site: www.bonitoweb.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário