quarta-feira, 24 de março de 2010

Viagens de Estudo do Meio


Viagens de Estudo do Meio são importantes na formação acadêmica do aluno, pois estimulam o conhecimento através do estudo prévio sobre a localidade em questão e da vivência in loco do acadêmico, podendo analisar posteriormente e discutir com maior amplitude temas relacionados ao local, afim de gerar conhecimentos que vão além aos proporcionados em sala de aula.
Uma das principais características do Estudo do Meio é a interdisciplinaridade, ou seja, a capacidade de envolver diversas disciplinas numa mesma atividade, proporcionando uma percepção mais ampliada sobre todos os conteúdos oferecidos durante a aula.
Este tipo de atividade pode ser proposto à qualquer aluno, seja ele do Ensino Fundamental, Médio ou Superior, porém vale ressaltar que para cada grade é necessário uma metodologia diferenciada e adaptada a realidade atual do aluno.
Este tipo de atividade é muito importante para a construção do conhecimento do aluno, principalmente do acadêmico de Ensino Superior que irá se deparar com esta realidade no mercado de trabalho.
Existem algumas Operadoras de Turismo que realizam este trabalho em parceria com as Escolas Interessadas, fornecem guias ambientais para, junto com os professores, transformarem a viagem numa grande sala de aula móvel.
Conheça mais:
-Ambiental Expedições: www.ambiental.tur.br

-A foto ao lado corresponde a uma viagem de Estudo do Meio realizada pelos alunos de Turismo da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul em Novembro de 2009, ao Recanto Ecológico Rio da Prata, em Jardim, MS, que foi considerado por 2 anos consecutivos a Melhor Atração do Brasil pelo Guia 4 Rodas.
Conheça mais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário