quinta-feira, 28 de maio de 2009

Um novo dia para o Turismo!

Hoje, navegando no Orkut, a CVC da internet - quase todo mundo tem acesso - entrei numa comunidade chamada "Profissionais do Turismo". Uma das enquetes da comunidade questionava a razão da profissão TURISMÓLOGO, não ser levada à serio na hora da contratação. Uns diziam que era única e exclusivamente em razão da famosa piadinha que todo acadêmico de turismo, já ouviu ou ainda vai ouvir: "Você faz Turismo? Ah, mas quem faz Turismo é o que? Turista." E daí pra frente seguem os risos irônicos induportáveis. Outros ainda diziam que era em razão do curso ter fama de ser fácil.
Algumas explicações são até plausíveis, mas a verdade mesmo é que quem criou essa imagem pejorativa do turismólogo foi o próprio profissional do turismo. Quantas alunos na sua sala da faculdade entraram por que eram "loucos" por turismo desde garoto? Quantos na tua sala estao seguindo a profissão do pai ou da mãe? Mas me diga, quantos da tua sala entraram na faculdade por que era a menos concorrida? E quantos desses profissionais estão trabalhando na área?
Infelizmente, a rotatividade de profissionias do mercado turístico é muito alta e ganha quem for mais competente! Ou seja, aquele "cara" que realmente levou a profissão à serio e aproveitou a Faculdade na Faculdade! Bem sucedido é aquele que vê o turismo como uma profissão de fato e não uma filosofia de vida. Turismo exige técnica, análise e conhecimento multidisciplinar! Eaí? Quem se habilita? Quem se habilita a levar a faculdade à serio e transformar essa imagem pejorativa que o mercado tem do turismólogo?
Eu tô dentro! E você?

Um comentário:

  1. entao essa será a primeira materia do Jornal da UFMS sobre turismo, so para fins de esclarecimento para quem nao sabe valorizar um Turismologo!!!

    ResponderExcluir